sábado, 23 de outubro de 2010

Menina-flor-passarinho cantando energia pelos espaços infinitos!


Aline

Aline Mendonça Luz nasceu em Montes Claros, norte de Minas Gerais, no dia 25 de dezembro de 1946. Era uma criança frágil, inquieta, meio insolente. Mas desde menina, cantava. Sua primeira experiência de ser aceita e valorizada no mundo dos adultos foi através do seu canto. Estudou no Conservatório Lorenzo Fernandez, mas não tinha intenção de se profissionalizar como cantora. Morou em Belo Horizonte, onde fez suas primeiras apresentações. A música foi se tornando cada vez mais presente em sua vida. Já morando no Rio de Janeiro, fundou sua própria gravadora, a Vento de Raio Produções Artísticas. Lançou três discos independentes aclamados pela crítica especializada, cercada de grandes músicos como João Bosco, Toninho Horta, Raphael Rabello, Jaime Além, Helvius Vilela.
Aline é uma das grandes cantoras do Brasil, mas a sua trajetória é muito maior.  Esteve sempre muito antenada e atuante nas lutas por justiça social, pela construção da democracia, pela afirmação dos direitos das mulheres.  Atuou de forma firme e amorosa, com seu canto e sua insolência. 
Em 1987 Aline retorna ao sertão, para viver em Montes Claros. Participa ativamente das lutas socioambientais, num período de avassaladora devastação dos cerrados. Participa do GEA – Grupo de Estudos e Ação Ambiental.  Retoma as leituras de Guimarães Rosa, estabelecendo conexões com a luta ecológica. Preside o CODEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.
Ao retornar para o sertão, Aline também aprofunda suas incursões e interesse pela vivência da espiritualidade. A reafirmação das utopias, vividas no cotidiano, passam a lhe interessar cada vez mais.
Decide morar afastada da cidade e perto das belezas da Serra do Sapucaia. Cada vez mais busca ver o mundo com olhos de primeira vez, o que a aproxima do universo e da alegria das crianças, plantas e animais.
Aline construiu uma trajetória de riqueza singular, vivendo e cantando o sertão que é o mundo e que é dentro da gente.
No dia 23 outubro de 2003 Aline tornou a ficar encantada.

Menina-flor-passarinho cantando energia pelos espaços infinitos!

2 comentários:

  1. Hoje não podia deixar de passar aqui no seu blog e lembrar que o Dia Internacional da Mulher também é dia de Aline Luz! Mulher guerreira que lutou contra a ditadura militar, nos anos 60, 70 e inicio de 80... e pela anistia... Diretas já... volta da democracia no Brasil... pelos direitos das mulheres... pela preservação do grande sertão e veredas que Guimarães viu e escreveu... enfim... por uma vida roseana! Agora o SANTAROSA me falou de um programa no CANAL 20! Beijos no seu S2 do Juninho:**

    ResponderExcluir